Retro_Gamers

Vamos jogar!! Lembram-se deste?

10 dezembro 2020

A cada jogador apaixonado corresponde um percurso onde experimentou “aqueles” jogos inesquecíveis que o marcaram

Os videojogos levam mais de meio século de existência. Dos laboratórios hi-tech aos salões de jogos, das consolas aos microcomputadores, em casa ou na rua, em jogo solitário ou em comunidade. Distintas gerações, escolheram os videojogos como passatempo principal, assumindo uma atitude e um estilo de vida novo e alternativo. Cada década proporcionou os seus momentos, onde a criatividade dos programadores, designers e músicos se conjugou com a tecnologia disponibilizada, criando os futuros “clássicos” e gerando novas hordas de jogadores.

Num passado relativamente recente, as comunidades de jogadores sonhavam com aquilo a que hoje chamamos “jogos em rede”. Será, porventura, essa a maior marca atualmente na comunidade gamer. Todos estão mais próximos, cada um na sua microrealidade.

O entretenimento eletrónico dos videojogos tem uma história, contada por cada jogador, com a cor e o som da sua experiência, aventuras e emoções digitais.
O Retro-Gamers é um programa sobre jogadores e as suas experiências. Em cada episódio, Marco Fresco e um convidado partem para uma viagem ao universo dos videojogos desde os tempos da sua criação. Alguns dos títulos mais iconográficos da história dos videojogos serão “desenterrados” de memórias longínquas e recordados com histórias e factos que os envolveram no auge da popularidade do jogo e do contexto social da época.

Poderás ver um episódio novo do RETRO_GAMERS todos os domingos na SIC Radical, às 12h00, ou nas gravações automáticas da tua box